Aves

Os Incríveis Benefícios do Ovo Para a Saúde

O ovo é um ingrediente bastante versátil na cozinha. Pode ser usado em muitos preparos, doces e salgados, e o que é melhor: é muito nutritivo. Suas propriedades podem ser encontradas na gema, que contém cerca de 90% de cálcio e ferro, enquanto a clara concentra as proteínas. Então, se você não consome ovos diariamente, aqui vão 10 motivos para mudar seus hábitos e incluir este ótimo alimento na sua rotina.

DADOS ESTATÍSTICOS DE PLANTEL DE AVES E PRODUÇÃO DE OVOS

2008-2015


Sobre o Ovo


1. É um dos alimentos mais nutritivos do mundo

O ovo contém um pouco de cada nutriente que precisamos, tornando-o ideal para o consumo diário. Um ovo cozido tem:

  • Vitamina A (6% da IDR)
  • Ácido fólico (5% da IDR)
  • Vitamina B5 (9% da IDR)
  • Vitamina B12 (15% da IDR)
  • Fósforo (9% da IDR)
  • Selênio (22% da IDR)

IDR: Ingestão Diária Recomendada

O ovo também tem outras vitaminas, como D, E, K e B6, além de cálcio e zinco.

2. O colesterol do ovo não afeta o colesterol do sangue.

É verdade, os ovos têm um volume considerável de colesterol, e por um tempo já foi até considerado vilão de dietas saudáveis. Um ovo contém 212 mg de colesterol, quase o total de consumo diário recomendado, que é de 300 mg. Mas a boa notícia é que o ovo não aumenta o nível de colesterol no sangue. É claro que isso pode variar para cada indivíduo, mas, em geral, foi comprovado em uma pesquisa que, em 70% das pessoas, o consumo de ovo não aumentou o nível de colesterol no sangue. Porém, nos 30% restantes, houve um aumento do LDL, que é o colesterol ruim. Por isso, é importante ter cautela no consumo e consultar um nutricionista.

3. O ovo aumenta o HDL.

O HDL é o chamado colesterol bom, e o ovo o potencializa no organismo. Uma pesquisa mostrou que pessoas que consumiram dois ovos por dia em seis semanas tiveram aumento de 10% do HDL. Foi também comprovado que indivíduos com bom volume de HDL no organismo têm menos risco de ter doenças do coração, como infarto.

4. Ovos contém colina, um incrível e importante nutriente que poucos conhecem.

Este importantíssimo nutriente faz parte do complexo B de vitaminas. A colina ajuda na produção de membranas celulares e tem um importante papel nas moléculas do cérebro. No entanto, pesquisas mostraram de 90% da população dos Estados Unidos está consumindo menos ovos do que deveriam e, consequentemente, com falta deste nutriente. O ovo é uma das principais fontes de colina: uma única unidade contém mais de 100 mg.

5. O ovo consegue alterar o LDL e até diminuir o risco de doenças cardíacas.

Já foi citado aqui anteriormente que o LDL é o colesterol ruim, responsável por problemas no coração. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que o existem subtipos de LDL, alguns formados por partículas grandes e outros por células menores e mais densas. Estudos mostraram que pessoas com níveis altos de células menores estão mais expostas a doenças cardíacas. A boa notícia a respeito do ovo é que, ao consumi-lo, ele consegue transformar essas partículas pequenas, que fazem mal à saúde, nas células maiores, e dessa forma diminui o risco de problemas no coração.